sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Retrospectiva 2007

Bem, depois de um longo e tenebroso inverno, aqui estou de volta. Gosto muito de escreve r sobre música, mas o tempo não me tem deixado. Mas não poderia findar o ano sem fazer a Retrospectiva sobre tudo que aconteçeu de importande no cenário da música gospel. Então vamos lá!!


O ano começou com o lançamento do cd Até tocar o céu da cantora Eyshila. O álbum foi um dos maiores sucessos comerciais de 2007, e de gruja rendeu mais uma indicação pra cantora ao Grammy Latino.
Logo em seguida tivemos um dos fatos mais comentados de 2007 : os líderes do Grupo Toque no Altar (Luiz Arcanjo e Davi Saccer) anunciavam sua saída do mesmo, junto com uma grande equipe que incluia também o Produtor Musical do Grupo (Ronald Fonseca) e diversos intrumentistas do Grupo. Foi aquele disse-me-disse danado. Notas oficiais da Gravadora Toque no Altar, que insistia em dizer que os componentes seriam devidamente punidos, e tal. E o que mais chamou a atenção é que tudo aconteçeu num momento em que Pr. Marcos Gregório e Cia tinham planos de expansão para a gravadora Toque no Altar Music, inclusive o até então Diretor da Line Records Maurício Soares assumiu o comando da Gravadora, e logo depois a bomba. Pois bem, o resultado todos sabem: O Trazendo a Arca (grupo formado pelos Ex-Toque no altar) lançou um disco com 8 músicas (Marca da Promessa), e que pelas vendagens e número de apresentações reafirmou a popularidade dos integrantes independente do nome do Grupo, e o Toque no Altar, que foi totalmente reformulado, soube usar todos os ingredientes que fizeram o Grupo tão popular, e também deu muito certo.
No primeiro semestre ainda tivemos o lançamento do cd Caminhos de Milagres da Aline Barros, que sem dúvida foi de novo o grande destaque do ano. Recebeu (mais uma) indicação ao Grammy, e levou o prêmio pelo álbum. Agradeceu em Espanhol para o seu público Brasileiro (coisas de Aline), está finalizando novo disco infantil, foi ordenada a Pastora junto com seu Marido Gilmar Santos, lançou o primeiro ônibus móvel (o ônibus vira palco), gravou participação no cd da Comunidade Zona Sul, gravou novo cd em Espanhol a ser lançado neste semestre pela Integrity Music, e já prepara a gravação do DVD Caminhos de Mialgre. Haja pique!
Outra que mereçeu destaque ainda no primeiro semestre foi a Jozyanne. Lançou o segundo cd (Eu quero ir pra lá - o quarto de sua carreira) após sua saída do Grupo Voices, e definitivamente se consagrou como cantora solo. Teve vendagens bem animadoras e as músicas Eu quero ir pra lá, Pedra sobre Pedra e Coração do Pai tiveram boa execução nas rádios e igrejas do Brasil.
Finalizando o Semestre, Ana Paula Valadão e sua trupe gravou na Apoteose do Rio De Janeiro dia 07/07/07 o décimo cd do Ministério Diante do Trono, intiulado Príncipe da Paz. O álbum, lançado em setembro na ExpoCristã está longe de ser o mega-sucesso de discos como Preciso de Ti, Esperança, e outros do Grupo, mas teve grande importância espiritual para a Cidade do Rio de Janeiro.
No segundo Semestre muita coisa aconteceu. Logo no início, o Grupo Voices lançou seu novo cd Sobreviverei. O disco foi o primeiro com a presença da cantora Lilian Azevedo, que entrou para substituir Jozyanne. Embora o disco seja um dos melhores lançamentos do ano, as vendas foram bem desanimadoras, está estagnado em 20 mil cópias, ficando mais que comprovado que a falta de apresentações do Grupo afetaram (e muito) as vendagens.
Ainda no início do semestre: Bruna Karla apresentou seu quarto cd Com os olhos da fé. Enfim de volta ao seu querido produtor Jairinho Manhães, Bruninha conseguiu apagar o fiasco musical do cd anterior Vento do Espírito, que pra surpresa geral foi sucesso de vendas. Leonardo Gonçalves, depois de um intervalo de 5 anos, apresentou para o seu fiel público seu novo cd Viver e Cantar.
Em Setembro tivemos a ExpoCristã, em São Paulo, onde foram lançados diverssos cds. Destaques para o belíssimo projeto em CD e DVD do Comunhão e Adoração 6 que celebrou os 30 anos do Pr. Adhemar de Campos, que contou com arranjos da Orquestra Filarmonica de São Caetano do Sul e participação de convidados pra lá de especiais como Ana Paula V., Nívea Soares, Soraya Moraes, Trazendo a Arca, Fernandinho, entre outros. Outra coisa bem curiosa, foi a proximidade dos stands do Trazendo a Arca, que lançava na feira seu novo cd Ao Vivo no Japão, e do Toque no altar, que lançava o cd É impossível mas Deus pode.
Em outubro tivemos a gravação do DVD Até tocar o céu da Eyshila, gravado na Praia de Iracema, em Fortaleza, com a presença de mais de 150 mil pessoas e o lançamento da nova contratada da MK Music, a cantora Jessyca que lançou o melhor cd pop do ano (Minh'alma Livre está). A cantora Raquel Mello também em nova casa (Central Gospel Music) lançou seu novo cd Visão de Vencedor.
O ano terminou com o lançamento dos novos cds de Kleber Lucas, que apresentou o álbum Comunhão, o melhor de sua carreira, e do cantor PG, que após fiasco do cd De um lado a outro em que adotou um lado mais punk-rock, se rendeu as baladas, e lançou o cd Eu sou livre.
E claro, que não poderia deixar de citar a saída da Cassiane da MK Music, e o lançamento de sua própria Gravadora Reuel Music, bem como o lançamento do seu CD Faça a Diferença, que agitou as vendas no natal, e traz o consagrado estilo de Com muito louvor de volta a ativa. Ainda falando em gravadoras, tivemos o fechamento da Gospel Records, gravadora pertencente a Igreja Renascer depois de todo o escandalo que envolveu seus fundadores, os Bpos Sonia e Estevam Hernandes.

8 comentários:

virtual disse...

Muito legal essa retro que o Philipe fez, tinha coisa que nem lembrar que tinha acontecido esse ano. hehehehe....

patricloco disse...

POIS É IRMÃOS
FOI UM ÓTIMO ANO PARA MÚSICA EVANGÉLICA
MAS TENHO QUE CITAR O DESTAQUE PRO DVD DA FERNANDA BRUM QUE SEM DÚVIDA É UM DVD LINDO E QUE SUPEROU ESPECTATIVAS
O MELHOR DVD DA MK
O DVD MEU SILÊNCIO TBM
UM DVD DE ÓTIMA QUALIDADE
E MÚSICAS LINDAS
O CD "ESPECIALMENTE PRA DEUS"DA CANTORA VANILDA BORDIERI QUE TEVE ÓTIMA ACEITAÇÃO DO PUBLICO DANDO A ELA SEU PRIMEIRO DISCO DE OURO!!!!PRVANDO PRA ELA MESMA QUE MESMO QUE ELA TENHA RECUSADO ASSINAR CONTRATO COM A GRAVADORA LINE RECORDS ELA AINDA É SUCESSO!!!!ELA AINDA LANÇOU UM CD COM HINOS TRADICIONAIS""VEM CEAR"", E TBM UMA COLETÂNEA EM COMEMORAÇÃO AOS SEUS 10 ANOS DE CARREIRA E AINDA GRAVOU UM DVD COM UMA MEGA PRODUÇÃO DE SEU ESPOSO O PORDUTOR MELK CARVALHEDO,O ANO TBM FOI ÓTIMA PRA CANTORA E COMPOSITORA VANILDA BORDIERI!!!
OUTRA QUE ESTEVE BEM MAIS UMA VEZ FOI A EYSHILA
E REALMENTE FOI UM SUCESSO MERECIDO GENTE
PQ O CD "ATÉ TOCAR O CÉU"NA MINHA OPINIÃO É UM DOS MELHORES LANÇAMENTOS DO ANO,SE NÃO FOR O MELHOR HEIM?????!!!!
KLEBER LUCAS FEZ O SEU MELHOR CD,MELHOR LANÇAMENTO ATÉ HOJE
REALMENTE UM CD LINDO
O VOICES NA MINHA OPINIÃO LANÇOU O MELHOR CD DE SUA CARREIRA
E ALINE BARROS COMO JA FOI DITO TBM SE DEU BEM MAIS UMA VEZ
E MERECEU MESMO
OS MEUS DESTAQUES PREFERIDOS FORAM ESSES!!!!!!
ESPERO QUE 2008 SEJA MELHOR AINDA!!!!

karoline disse...

Boa Retrospectiva!Trouxe um resumo bom dos lançamentos gospels deste ano!

Marcelo disse...

Vc nasceu pra fazer isso, que seus trabalhos possam a cada dia crescer mais e mais.
Destaques de 2008 cd do Philipe Daniel , curou muitos corações que estavam feridos.

Evilane disse...

Show de bola essa retro Philipe...
Que bom que voltou, estavamos com saudades...
Agora 2008,Para um coração Ferido...cd que com certeza irá trazer cura, vida e muitas vitórias para os corações feridos...
Fique com Deus......
Beijão amigo

Aline disse...

Philipe ta otimo o blog transparente, sem influencias externas, ou seja a critica no 100% da coisa, amei realmente 2007 foi um ano otimo para as Mketessss, saiu cd bom atras de cd bom..espero que Lizlanne consiga entrar nessa media, afinal os 3 cd's dela, nao deram certo.

EU AMO ROBINSON MONTEIRO disse...

MUITO BOM,MAS SEMTI FALTA DO ROBINSON MONTEIRO E DA CRISTINA MEL QUE FORAM INDICADOS TAMBÉM AO GRAMMY LATINO,PORTANTO DIVERAM DISTAQUE EM 2007.

PLAR2008 disse...

Embora eu não acompanhe os artistas e acontecimentos do mundo gospel, achei bem interessante e sucinta a sua retro de 2007.
Também sentí falta de alguns cantores que gosto e adimiro como Cristina Mel e Rose Nascimento mas abafa rsrs.
Que em 2008 possamos desfrutar ainda mais de seu talento
e criatividade.
BJS EU!