domingo, 6 de janeiro de 2008

Os Melhores de 2007

Depois de uma restrospectiva, nada melhor do que eleger os 10 melhores lançamentos de 2007. Lembrando que eles não estão colocados em ordem de preferência, e que eles expressam uma opinião PESSOAL.

Comunhão e Adoração 6 - 30 Anos de Adhemar de Campos (Aliança Produções)
Um dos cds mais impressionantes da música Gospel. Um cd retrospectivo, cujo repertório é recheado de hinos que fizeram e fazem sucesso nas igrejas de todo Brasil, e com participação especial de mestres da adoração como Ana Paula Valadão, Nivea Soares, Fernandinho e Ministério Trazendo a Arca. Adhemar de Campos com seus convidados relembram sucessos como Grande é o Senhor, Ele é Exaltado, Bem Supremo, Amigo de Deus, dentre outros. Um cdzaço que pode tambem ser conferido em DVD. E claro, não poderia deixar de citar as orquestrações da Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul.


Suzanne Hirle - Respostas (Independente)


Muitos nunca ouviram falar dessa cantora. Pois bem, vou apresentar: Suzzane Hirle é compositora, pianista e produtora musical de discos de sucesso como o Aprender a Confiar de Rafaela Pinho. Em Março deste ano mostrou para o público que vai além dos bastidores ao lançar o cd Respostas. Trata-se em questão de um cd todo autoral, em que a cantora executa todas as músicas em seu piano e revela uma voz doce, mas ao mesmo tempo firme. Lindo projeto, e quem nunca ouviu, ouça... Vale muito a pena. Estávamos precisando de um cd voz e piano tão gracioso!


João Alexandre - É proíbido pensar (Vencedores Por Cristo)


Falar de João Alexandre, é o mesmo de chover no molhado né. Mas é impresionante como o mestre se supera a cada cd lançado. É proibido pensar é de fato um cd mais simples do que o anterior Família, mas é na simplicidade que ele ganha. Outro ponto que está dando o que falar, é a música título do cd, em que o cantor critica modismos musicais, e a negociação da Fé, mas claro, tudo com muita classe. E pra aumentar a polêmica, João Alexandre prova que não está nem aí pra modismos e muito menos pra criticas. Colocou uma música pra homenagear os Feirantes de todo Brasil, que poderia muito bem ser gravada por mestres do samba brasileiro como Paulinho da Viola, ou por cantoras da nova geração da MPB como Roberta Sá.

Eyshila - Até Tocar o Céu (MK Music)


Lançado em Janeiro de 2007, a cantora e compositora Eyshila, apresentou o seu mais completo trabalho. Com produção de Rogério Vieira (Ganhador de 2 Grammy's Latino), a cantora trouxe letras de dispertamento, o que impactou muita gente. A Faixa título do álbum já é considerada o clamor das igrejas de 2007. Musicalmente, é o álbum mais diversificado da Eyshila. Tem pop-rock, reggatteon, pop, e claro que não poderia faltar o louvor e adoração, estilo que consagrou Eyshila como uma das maiores vendedoras de discos do país. Uma pena não ter ganhado o Grammy. Mereçia!


Sérgio Lopes - Getsêmani (Art Gospel)


O poeta está de volta!! É essa impressão que chegamos ao ouvir o novo cd de Sérgio Lopes. Fazendo um cd bem na linha de Lentilhas, Sérgio recrutou o produtor musica Ronald Fonseca (Trazendo a Arca) responsável pelo seu primeiro projeto Ao Vivo em 2000, e mais uma vez, sobre temática específica, mostrou o que tem de melhor. Melodia e Poesia se unem a genialidade de Ronald Fonseca, interpretação de Sérgio Lopes e com a temática, que só de pensar já emociona (o sacrifício de Jesus), em forma de música então...


Voices - Sobreviverei (MK Music)




Depois de um cd que deixaram os admiradores meio frustrados (Acústico), as cantoras resolveram esqueçer a moda da simplicidade, e voltaram de vez as raízes pop. Sobreviverei, o sexto cd do Grupo, tem um tom bem mais alegre que os demais, e traz o Voices e toda sua origem de volta. Duas novidades no disco são: a estréia de Lilian Azevedo e cada integrante solando uma música. Vocalmente, o grupo está mais maduro, mas as referências no quinteto norte-americano Point Of Grace, estão cada vez mais evidentes.


Alessandra Samadello - Nasce Em Mim (ABBO/ Novo Tempo)



Após um intervalo de 4 anos, Samadello lançou enfim seu novo cd. Muito aguardado por todos, seu novo cd, mostra uma Alessandra Samadello musicalmente mais simples, mas vocalmente cada vez melhor. A simpliciade então é proposital, pois as músicas tem uma temática mais de adoração, como ela mesmo disse, são hinos pra igreja cantar junto. Mas poderíamos dizer que é o cd de Adoração mais belo de 2007.



Fernando Iglesias - Terra Seca (Novo Tempo)

Mais um cantor do time dos que demoram pra lançar novos trabalhos, o Pr. Fernando Iglesisas apresentou após 4 anos um álbum belissimo. Terra Seca é um cd bem introspectivo, que fala de perdão, confiança, amor de Deus em 13 faixas lindissimas executadas em arranjos belíssimos e claro na serena voz do cantor. O cd é produzido por Ricardo Martins.



Kleber Lucas - Comunhão (MK Music)


Depois do susto de Propósito, seu segundo projeto ao vivo, em que Kleber executava as músicas de forma estranha (desafinado e sem respiração) , o cantor mergulhou em aulas de piano e de canto pra se reencontrar no universo da música. O resultado foi mais que positivo. Apresentando novo cd, Kleber Lucas simplesmente fez o seu melhor cd. Sai aquele Kleber Lucas de trio-elétrico, e entra um Kleber Lucas musical, sentimental, poético... sai o Kleber roqueiro e entra um Kleber mais acústico com referências mais no pop-mpb. Logico que o cantor sofreu grandes influencias do seu produtor Rafael Vernet, já renomado por diversos projetos seculares e que fez sua primeira produção gospel com Kleber.



Leonardo Gonçalves - Viver e Cantar (Novo Tempo)




Enfim, o campeão no quesito tempo a se lançar um novo cd.
Leonardo Gonçalves surgiu no mercado gospel nacional em 2002, com o cd Poemas e Canções. Rapidamente foi considerado a revelação da música gospel, e suas músicas foram executadas em todo território nacional. Ficou um período nos EUA, estudando música, e depois de exatos 5 anos enfim lançou novo cd. Mas a espera pareçe ter sido recompenssada. Viver e Cantar possui 18 faixas, e é encontrado também em versão dupla, onde tem um DVD making-off. Pra muitos o cd não é melhor do que o seu cd de estréia, e de fato não é, pois é um cd de pouco apelo popular, mas de fato é um cd genial, com arranjos, letras e vocais de extrema qualidade. Só não entrou pra história de um dos maiores cds de música gospel, por ser um cd elitizado demais, mas é um grande cd!

3 comentários:

virtual disse...

Gosto muito do CD do Comuhao e Adoração 6 depois Voices e Leonardo Gonçalves.

Colocaria na lista também o CD da Comunidade Evangélica de Maringá que trouxe um CD muito bonito na minha opinião. Raquel Mello tmb... hehehehe...

Ângela disse...

Oie. Só queria registrar que este CD ilustrado aqui no blog tá parecendo com um de Aline Barros. Só esqueci o título...

Ângela disse...

P.S. A capa do Cd parecido com a de Aline Barros é o de Alessandra Samadelo.