sexta-feira, 25 de maio de 2007

Lentilhas será distribuido pela Line Records

Grande sucesso comercial de Sérgio Lopes lançado em 2005 pela gravadora Top Gospel, o CD Lentilhas volta as lojas mas agora sob novo selo. A gravadora Line Records assinou contrato com o cantor e fará a distribuição do cd.
O acerto da gravadora com o cantor pode até parecer duvidoso, já que Lentilhas já foi um grande sucesso (inclusive chegou a ganhar Disco de Ouro pelas mais de 50 mil copias vendidas) no ano de seu lançamento, mas pode sinalizar um possivel reingresso do cantor à Line, que fez parte do cast da gravadora na década de 90 pela qual lançou belíssimos trabalhos, todos com excelente repercussão, a exemplo o inspiradíssimo A Fé um dos mais sofisticados cds de Sérgio, e O Sétimo (álbum em que o cantor apresentou um dos seus maiores hits O lamento de Israel).
Vale ressaltar que depois de sair da Line o cantor lançou seu primeiro projeto Ao Vivo editato nos formatos CD, VHS e DVD pela gravadora Zekap Gospel, foi para Top Gospel onde lançou os CDS Yeshua, Gálatas, Apocalipse e Lentilhas que foi seu ultimo cd pela gravadora. Em 2005, meses após lançar Lentilhas o cantor lançou via ArtGospel seu segundo projeto ao vivo intitulado O Amor de Deus que inicialmente saiu em CD mas ano passado foi editado no formato DVD.

quinta-feira, 10 de maio de 2007

O Caminho de Milagres de Aline Barros


Resenha de CD
Título: Caminhos de Milagre
Artista: Aline Barros
Gravadora: MK Music
Cotação: ****

Aline Barros lança seu terceiro CD pela MK Music, Caminho de Milagres e com ele se firma como uma das maiores vendedoras de discos do cenário gospel nacional – mal o CD saiu já é disco de ouro, impressionante!
Seguindo o rastro de sucesso deixado pelo CD anterior (Som de Adoradores), Aline repete a fórmula de sucesso neste trabalho e mesmo assim atinge um êxito superior comprovando o famoso ditado: “em time que está ganhando não se mexe”. A fórmula pode não funcionar pra muita gente, mas pra Aline funcionou justamente porque o time que está reunido em torno dela mostra que pode sempre render um pouco mais do que o esperado e um dos grandes responsáveis disso é o produtor geral do disco, Rogerio Vieira (o Rogerinho). O desempenho dele neste disco impressiona porque do início ao fim o que se ouve é um show de arranjos vocais e instrumentais que ora expressam toda a delicadeza de singelas canções de adoração, ora mostram a energia de empolgantes músicas de júbilo e tudo isso sem deixar o longo trabalho (são 16 músicas) cair na mesmice em momento algum. No repertório podemos conferir uma seleção muito bem feita e letras de profunda inspiração; nesse quesito destaque para Anderson Freire, compositor de boa parte do albúm que, em excelente forma, desponta como um dos próximos grandes hitmakers da música evangélica brasileira. Em relação à Aline Barros intérprete não há muito que dizer, ela é a mesma de sempre e isso também não é algo negativo. É notório nesse disco como a Aline funciona muito mais gravando ao vivo do que em estúdio; sua energia e sua alegria contagiam e mesmo canções mais densas ganham beleza com o doce timbre de sua voz. Ela só erra (e erra feio) quando decide explorar notas graves, com as quais não tem muita intimidade, mas como isso se verifica em poucas músicas logo este detalhe passa despercebido.
Destaques: A faixa-título Caminho de Milagres que deveria ser a música de trabalho do CD, linda e muito bem interpretada; Tudo é Teu que apesar do pavoroso grave inicial da Aline (é só o início, depois você vai ouvir os gritos de costume) é uma música irresistível, depois de ouvir duas vezes você vai passar o dia inteiro gritando “teu, teu, tudo é teu! Teu, teu, tudo é teu!”; Detalhes: excelente pegada, música linda e impactante, bem radiofônica; Espero em Ti: que arranjo!; Jesus Filho de Deus: up, pegada pop-rock com a inserção de uma gaitinha que deixa a música muito charmosa; Conquista e Captura-me que fecham o CD bem pra cima: bem arranjadas, bem executadas, bem cantadas. Deixam-te com gostinho de quero mais.
Em resumo, o CD esta bem congregacional, nos mesmos moldes do Som de Adoradores. Os CDs são bem parecidos inclusive, mas Caminho de Milagres ganha em produção e repertório. Se você curtiu o CD antigo, você vai se apaixonar por este aqui. Se não gostou, vale a pena você ouvir este novo, quem sabe você também gosta?
(By Valney Silva)

Marina de Oliveira quebra seu silêncio musical (By Valney Silva)

Resenha de CD
Título: Meu Silêncio
Artista: Marina de Oliveira
Gravadora: MK Music
Cotação: ****


Muito conhecida no meio gospel nacional, Marina de Oliveira completa 21 anos de carreira em 2007, uma carreira cercada de muitas polêmicas, muita inovação, muito sucesso, mas que nos últimos anos estava mergulhando numa constante queda de popularidade, que se refletia nas vendagens de seus últimos CDs. Seu último trabalho foi o Remix 17 que se firmou como o primeiro CD 100% de remixes de uma artista gospel nacional e que veio embalado no sucesso da bem sucedida franquia dos Arrebatados Remix. Projeto ousado, mas que foi recebido com certa frieza pelo mercado. Fora dos estúdios por um longo período e sem lançar CD de inéditas por quase cinco anos (o último foi o maravilhoso Um Novo Cântico de 2002), Marina passou em revista seu chamado e experimentou um longo período de total silêncio ministerial. Agora ela inicia uma nova fase em sua carreira e este seu 14º lançamento é o marco inicial disso. Gravado ao vivo em agosto de 2006 o projeto também inclui um DVD que (dizem...) será lançado no primeiro semestre de 2007.
Nesta nova fase ministerial, Marina mergulha de cabeça num universo até então inimaginável pra ela: o do louvor congregacional; e nos presenteia com um trabalho muito bom. Trilhando pelo caminho da adoração pop – que consagrou nomes como Nívea Soares, André Valadão, Aline Barros entre outros – ela surpreende ao amenizar os clichês e gravar um álbum equilibrado, consistente e muito bem produzido. Aliás, Emerson Pinheiro, produtor do disco realiza um trabalho muito acima de sua média com arranjos vocais e instrumentais bem elaborados e muito bem feitos. O repertório conta com canções inspiradas, basicamente autobiográficas onde Marina canta um pouco do que viveu no seu silêncio ministerial (daí o título do álbum) e suas expectativas em relação ao que Deus vai realizar em sua vida neste novo momento. Isso claro, sem deixar de lado as canções de adoração típicas do gênero. Muitas dessas músicas foram compostas pela própria cantora, que revela-se uma exímia compositora. Outros compositores que reforçam o time: Eyshila, Marcelo Bastos e Marquinhos Menezes e Lílian Azevedo. Destaques: para a faixa-título Meu Silêncio que é de uma beleza ímpar, praticamente uma poesia; para a faixa de abertura, Usa-me Agora, de excelente arranjo; para o trio com Marquinhos Menezes e Lílian Azevedo que com a deliciosa Quero Voar mostram um entrosamento perfeito, em composição e interpretação; para Rasga os Céus e Desce, hit típico de rádio e que já está fazendo muito sucesso no Rio de Janeiro; para Meu Redentor que tem uma ligeira pegada de blues, ritmo com o qual Marina tem grande intimidade; e para Vou Esperar com letra de profunda espiritualidade e interpretação emocionada. Falando nisso, Marina está vivendo o ápice de 20 anos de estrada e isso faz muita diferença no disco. Em todas as faixas Marina mostra segurança e dosa sua potente voz entra entusiasmadas ministrações e interpretações que nos levam às lágrimas.
Ouça com calma Meu Silêncio e saiba do que estou falando. No fim das contas é um CD agradável, coeso, bem arranjado, bem interpretado e que cumpre o papel à que se propõe: mostrar a fase congregacional do ministério da cantora que mudou de estilo sim, mas que não abandonou sua personalidade.

terça-feira, 8 de maio de 2007

Jossana Glessa agora é Unirecords


Após passar por grandes gravadoras gospel brasileiras como MK Music e Line Records, Jossana Glessa teve a experiência de lançar um cd por uma gravadora dos EUA. Tratava-se da gravadora You Gospel, gravadora pela qual Jossana Glessa lançou seu último trabalho, o cd Tudo que Sonhei. Apesar de ser um trabalho muito rico musicalmente e até graficamente, devido a problemas de distribuição (O cd foi distribuido pela gravadora secular Indie Records e logo em seguida pela gravadora gospel Top Gospel) o cd não atingiu as metas da cantora que não via o problema da distribuição ser resolvido. Após acabar seu contrato, a cantora preferiu não renovar com a You Gospel e Jossana pode enfim negociar seu passe com outras gravadoras. Foram semanas de negoçiação mas ao fim, quem levou a Jossana para seu cast foi a gravadora Unirecords (Gravadora sediada no Espirito Santo, fundada em 2005 e que já conta com nomes de peso no cast como a Banda Khorus e a cantora Rozeane Ribeiro).
O primeiro cd da cantora pela gravadora será lançado em breve, e promete impactar muitas vidas. Além de marcar a estréia da cantora na gravadora capixaba, o album, que tem como título Conquista (música de Anderson Freire), marca também o nascimento do Ministério Conquista (na foto, o slogan do Ministério).
O cd tem a Direção Geral de Marcio Fiorini (marido e empresário da cantora) e tem a produção de Silvinho Santos que trabalhou com a cantora nos cds anteriores e com a sua banda. O albúm está sendo gravado no estúdio Nas Nuvens (estúdio pertencente ao produtor musical Liminha, um dos maiores da musica secular, inclusive ele é ganhador de vários Grammy's) e é a primeira vez que o estudio abriga uma produção Gospel.
No repertório muita canção pentecostal, mas também grandes momentos de louvor e adoração e até musica pop, como a faixa titulo. Destaques para a faixa título Conquista, que é uma das mais lindas composições de Anderson Freire, Adorado (faixa em que a cantora divide os vocais com Davi Sacer, integrante do Ministério Trazendo a Arca) e a regravação da música Cavaleiro do Céu, música de fogo de grande sucesso nas igrejas pentecostais. O cd tem previsão de lançamento em junho e a cantora ainda promete novidades para este cd, que não são reveladas ainda.

Confira o Play-List das faixas e compositores:
01 – Adorado (Anderson Freire)
02 – Conquista (Anderson Freire)
03 - Vai ser só Glória (Gislaine e Mylena)
04 - Gerando os Sonhos de Deus (Gislaine e Mylena)
05 - Enche-me (Gislaine, Mylena e Jönatas Santos)
06 - Cavaleiro do Céu (Autor desconhecido)
07 - A Promessa (Gislaine e Mylena)
08 - Toca Nele (Moisés Clayton)
09 - Cheiro de Deus (Josué Teodoro)
10 - Enquanto Louvamos (Anderson Freire)
11 - No Monte (Livingston Farias)
12 - Reverência a Majestade (Vanilda Bordieri)
13 - Quem te viu, vai te ver (Renata Silva)
14 - Festa de Crente (Marcos J. Rodrigues)
15 – Poslúdio
16 – Faixa Bönus Playback – Cavaleiro do Céu

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Oficina G3 lança Elektracustika

Após a saída do cantor PG, que saiu da banda no fim de 2004 de forma nada amigável, a banda Oficina G3 lançou em 2005 com Juninho Afram liderando os vocais, o álbum Além do que os olhos podem ver. Apesar do disco ter garantido a banda mais um disco de ouro, e também a indicação ao Grammy Latino de 2005, o disco não alcançou índices de vendas tão satisfatórios a exemplo dos cds O tempo e Humanos. É fato que a banda tem um público fiel, mas a saída de PG que segue em carreira solo, deu uma reduzida na popularidade do grupo mesmo com todo amadurecimento musical da banda, que a cada cd mostra maior musicalidade.
Tentando driblar a crise, a banda lança neste mês via MK Music o cd Elektracustika. No repertório 5 canções inéditas e 9 (você não leu errado... são 9) regravações. Claro que com 20 anos de trajetória a banda teria como trazer de volta musicas desconhecidas pelo publico mais jovem, mas o que aconteceu foi o contrario. Hits muito recentes constituem o time das regravações, a exemplo de Além do que os olhos podem ver e A lição, ambas as músicas gravadas no ultimo cd da banda. Há sim no repertório canções mais antigas da banda, mas os hits recentes são em maior numero (são 6 musicas dos 3 últimos cds da banda e só 3 mais antigas). Apesar das canções virem com novos arranjos, mesclando arranjos elétricos e acústicos como já alertado no sugestivo nome do cd, a formula adotada pela banda soa como um ato desesperador. Mas apesar de tudo, os trechos já disponibilizados pela gravadora em sua loja virtual (Mk Shopping) mostra que o cd é de extremo bom gosto, pena gastarem tanta criatividade em canções que não precisavam de nova roupagem... Poderiam te-la usado em mais músicas novas, ou em canções mais antigas. É aguardar pra ver o destino da banda.