quinta-feira, 12 de março de 2009

2008 - O Ano das Surpresas

Em meio à tantas turbulências que girou em torno da economia mundial, onde há cada dia era um dia não previsível e consequentemente uma surpresa, denro do mercado fonográfico vivemos também em 2008 um ano de grandes imprevisibilidades.
No mercado musical internacional tivemos novatas como Duffy e Leona Lewis , ambas vindas do Reino Unido, quebrando recordes mundiais com seus discos. No mercado Gospel nacional, o cenário mostrou-se bem similar. 3 nomes até então desconhecidos, ou pouco conhecidos, driblaram a crise e quebraram todos os recordes de vendas. São eles: Damares, Lázaro e Regis Danese.
O baiano Lázaro, começou a carreirana Banda Olodum. Dentro da banda fez diversos hits e tinha vida longa pela frente, mas se converteu ao Senhor e deixou tudo para tras. Sua trajetória ao sucesso da música gospel não aconteceu da noite pro dia. Antes de estourar nas rádios de todo Brasil e de zerar os estoques das lojas com seu CD e DVD de Testemunho e Louvor, o cantor viveu no ostracismo durante anos. Lançou alguns cds, todos sem grande (ou nenhuma) expressão comercial, mas a cada dia crescendo espiritualmente.
Regis Danese, mineiro, ex-integrante do grupo de Pagode Só Pra Contrariar, teve uma trajetória parecida com a do Lázaro. Se converteu, deixou o grupo de pagode, e começou a gravar discos evangélicos. Porém se o Lázaro lançava seus discos todos de forma independente e até sem recursos para tal, Regis Danese logo após o lançamento do seu primeiro disco O Meu Deus é forte, teve contrato de distribuição assinado com uma das principais gravadoras gospel do país, a Line Records. Mas era aquele artista sem expressão no mercado. A música O Melhor que eu tenho do seu segundo cd chegou a tocar bastante em algumas rádios do Brasil, mas não era ainda um cantor popular. Até que em 2008 lançou a música Faz um milagre em mim e o resultado todos conhecem: Mais de 500.000 copias vendidas.
Damares se assemelha com Lázaro em Regis Danese somente no quesito de ter vários cds antes de explodir com o atual, mas não saiu de nenhuma banda, rs. Tem vários cds lançados, 2 discos de ouro registrados antes de estourar, mas fazia mais sucesso no sul do país. Aí chegou o cd "Apocalipse" embalado pela música Sabor de Mel foi o suficiente pra se tornar conhecida em todo Brasil.
Estes três cantores foram a sensação de 2008 da música gospel. Muitas vezes de qualidade questionada, mas não há como negar que estes cantores parecem que encontraram a alma do ouvinte. Há muito tempo não se via canções como Faz um milagre em mim e Sabor de Mel tão na boca do povo como as tais.
Pra este autor, o ano de 2008 foi realmente surpreendente em termos musicais. Agora é so aguardar o que nos está reservado para este ano. De uma coisa eu tenho certeza: O público determinará!

Um comentário:

Feelings Gospel News disse...

A PAZ DO SENHOR
ADOREI O SEU BLOG!!!
MUITO, MUITO LEGAL MESMO.
BEM DIVERSIFICADO.
VISITA O MEU http://feelingsinterview.blogspot.com/
DEIXA O SEU RECADO E SE QUISER ME ADICIONA.
FICA COM DEUS.
VANDERLEI
MARINGA - PARANÁ