terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Os 10+ de 2008 - Melhores CDs do ano de 2008

Os melhores lançamentos de 2008 na opinião de Philipe Daniel. Não concorda com algum cd? Indicaria algum, deixe seu comentário!

Rayssa e Ravel - Como Você Nunca Viu (MK Music)
Inacreditável a guinada da Dupla. Depois de vários cds de tom sertnejo/pentecostal, a dupla se renova, e traz pra neste cd um fôlego novo. Uma roupagem mais jovem, voltada mais pro louvor e adoração com interpretações grandiosissimas, produzido pelo mestre Rogério Vieira (Ganhador de 2 Grammys Latino) que trouxe padrões internacionais para este cd da Dupla. Uma grata surpresa que serve como exemplo que pode se reiventar sem cair no clichê! Faz jus ao título: Vemos Rayssa e Ravel como nunca vimos!

Fernanda Brum - Cura-me (MK Music)

Cantora que dispensa apresentações, dona de um dos discos mais inspirados da Música Gospel (Quebrantado Coração), vinha decepcionando em seus ultimos cds. Apesar do aumento inquestionavel da popularidade, musicalmente Fernanda vinha regredindo. Apesar da iniciativa inédita e honrosa de doar parte das vendas do seu ultimo cd (Profetizando as Nações) pra missão Portas Abertas, o cd foi longe de ser um sucesso, e enfim algo no estilo de Quebrantado Coração voltou a ser pensado. Como a propria Fernanda define, Cura-me é um primo de Quebrantado Coração. De fato, não é melhor, mas já é valido pois traz a Fernanda de volta ao seu estilo que tanto sentiamos falta. Sai canções congregacionais que vinham prevalecendo nos seus ultimos discos, e entra a Fernanda de canções pop-intimista. Enfim foi a volta da Fernanda Brum. Por isso Cura-me ja mereçe ser um dos melhores discos do ano!


Rafaela Pinho - Caminho, Verdade e Vida (Novo Tempo)


A manceba cantora Rafaela Pinho, apesar da pouca idade já possui um vasto curriculum musical. São 3 cds, todos produzidos pela Exclente Suzanne Hirle com a participação de vários músicos de excelente conceituação no mercado. Caminho, Verdade e Vida é a coroação de uma trajetoria de qualidade e bom gosto. Tudo é lindo neste cd: A arte, o repertório, os arranjos, a interpretação, os backs... É uma aula de produção musical, uma aula de como escolher bem seu repertório, uma aula de como fazer arranjos... resumindo, uma aula de como se fazer um cd. Deus seja louvado pela vida da Rafaela e Suzanne Hirle... Vida longa pra duas!

Danny Grace - Na Hora Certa (Graça Music)


Parte integrante da nova fase da Graça Music, que no ano de 2008 fez grandes contratações, a cantora Danny Grace, radicada em SP após ter repercurssão nacional por conta da sua participação na Série Comunhão e Adoração volume 5, lança seu primeiro cd solo. Com produção de Ed Olliver e Rafael Castilhol, o disco mostra uma cantora madura conduzida por uma ótima banda coroado por um repertório que não deixa a desejar. É um cd pra se ouvir diversas vezes, e que a cada audição você se impressiona com algum ponto do cd. Vale ressaltar a versão pop/soul dada ao clássico de Ludmila Ferber Maior é Jesus. Isso é regravação!


Grupo Logos - Ao Vivo no Teatro da Paz (VPC)

O que dizer de um grupo com mais de 30 anos de Ministério, que deixo marcas na história da música Gospel, e que continua até hoje fazendo extremamente bonito seja nas músicas, como exemplo de Cristãos, como Levitas... Este projeto, lançado no inicio do ano em CD e DVD, é uma dádiva musical. Como é gostoso ouvir as músicas do excelente disco Pescador, como todo requinte visual do Teatro da Paz, com toda a delicadesa da Nilma e a serenidade do Pastor Paulo Cesar. Me emociono so de recordar as cenas do DVD. Um lindo projeto que serve como escola pros ministerios de hoje.



Unção de Deus - Separados (Graça Music)

A Graça Music fez bonito este ano. Além do coeso album da Danny Grace, lançaram bons discos pela gravadora: Heloisa Rosa, com seu pop/rock cru de adoração, Giselle di Mene e o Unção de Deus. Seria injusto eleger o melhor destes lançamentos, pois cada um teve seu brilho especial, então escolhemos estes dois pra representar esta nova fase da gravadora. Talvez por algum ponto especifico, ou por gosto pessoal do escritor do Blog, estes 2 cds ganharam alguma vantagem, mas o elogio vale a reestruturação da Graça em geral. O segundo cd deste promissor ministério que fez bonito no seu primeiro cd de estréia Para chamar tua atenção, relançado também este ano pela Graça Music, segue a mesma formula. A parceria com a equipe do Trazendo a Arca, continua muito bem, obrigado. Sem sombra de dúvidas o melhor álbum de Louvor Congregacional de 2008.


Nova Voz - Enquanto Eu Viver (Novo Tempo)



Em um passado não muito distante, reinava nas rádios gospel de todo o país canções de Grupos Corais como o Prisma Brasil, grande percurssor do estilo Coral no Brasil. Diversos grupos começaram a existir, mas devido a formação grandiosa de um coral, muitos não deram certo. Grupos pequenos começaram a ser feitos, porém a formação mais compacta afetou um pouco a qualidade vocal e acabou que os Grupos cairam no ostracismo. Em 2005 chegou no mercado o primeiro cd do Grupo Nova Voz. Produzido pelo marido de Alessandra Samadello, o disco não empolgou muito não. No repertório, muitas versões de músicas americanas, arranjos minguados, ou seja, o cd não aconteceu. Mas surpreendentemente, eis que em 2008 o Grupo que conta com aproximadamente 18 componentes entre banda e vocal, lançou um disco pra literalmente ninguem botar defeito. Tudo que eles fizeram de errado no primeiro cd, fizeram de correto neste segundo. Se os arranjos ficaram meio minguados no primeiro, neste eles trouzeram uma Orquestração maravilhosa. As versões deram espaço pra compositores nacionais, e convenhamos: Que músicas?!! Vocalmente, sinceramente não aparenta em nada ser um Grupo mais compacto. Temos a sensação de estar ouvindo um grande Coral. Ouçam e vejam o que é renascer das cinzas!



Soraya Moraes - Som da Chuva (Line Records)




O ano de 2008 parecia não muito promissor pra Line Records. Após o anuncio da perda de uma de suas maiores estrelas, Cristina Mel, pra MK Music, o futuro da gravadora ficou ameaçado. Outra grande estrela ainda estava na gravadora, e atendia pelo nome de Soraya Moraes. Lançado no primeiro semestre de 2008, Som da Chuva, é um cd maduro, de uma cantora experiente, com arranjadores experientes emoldurados por um repertório bem ecletico. Música congregacional, intimista, Lírica, Dueto, dos mais variados temas: Familia, Oração, Manifestação do Espirito Santo, fizeram de Soraya a grande vencedora do Grammy Latino de 2008. Foram ao todo 3 Grammys em uma unica premiação, 2 pelo cd Som da Chuva e 1 pelo seu primeiro cd em Espanhol. Foi merecido! A Soraya é Soraya!!

Resultado: A Line foi a gravadora que mais repercurtiu em 2008. Seja pela Soraya e seus Grammys Latinos ineditos na historia da Musica Gospel Brasileira, ou pela surpresa de vendagens que foi o cd do Regis Danese (Em 4 meses mais de 400 mil copias vendidas) embaladas pelo sucesso da canção Faz um milagre em Mim, sucesso em várias radios FMs do Brasil (Gospel e Secular).


Nádia Santolli - Por toda Parte (Independente)


Promessa de Sucesso na Mk Music, por motivos até hoje não muito bem esclarecidos, Nádia Santolli rompeu contrato com a mesma, e após 3 anos de muita espera, lançou de forma independente este novo cd. Liberdade é a sensação que temos ao ouvir este cd. Sem se preocupar com modismos e cliches, Nadia buscou referências na música Folk e Country americana, e lançou um dos cds mais diferentes do ano. Pop de qualidade!



Riane Junqueira - Riane Junqueira (Novo Tempo)


Meu Deus! Que cd F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O! Que cantora F-A-N-T-Á-S-T-I-C-A!

Pra quem não conhece, Riane Junqueira é integrante do Grupo Novo Tom, back vocal renomada e uma cantora promissora. Sucesso em varias rádios gospel em 2007, por conta da música Não há razão em que divide os vocais com o cantor Dida também do Novo Tom, muia gente aguardava este cd. Em novembro de 2008, enfim a concretização de um projeto planejado, coeso e muito, mas muito bem executado. Riane mostra uma das mais grandiosas intérpretes da música Brasileira´, é isso mesmo: Brasileira. Este cd poderia sem duvida entrar no rall de um dos mais lindos discos da Musica Brasileira! Traz uma mistura de tudo que é musicalmente lindo. Uma pitada de Soul, uma pitada de Pop Mpb com uma pitada de Classico. Resultado: OBRA PRIMA! Quem não conheçe: LAMENTO! Não sabe o que estão perdendo!




11 comentários:

Jayme Alves disse...

Embora discorde da presença de vários nomes na sua lista e desconheça outros, é a ausência de um que me parece imperdoável: o requintado e variadíssimo banquete sonoro oferecido aos ouvidos no álbum "Novo Tom Ao Vivo" jamais poderia estar fora de uma lista que contemplasse os melhores álbuns gospel de 2008 (a não ser que o jurado não o tivesse ouvido ou não apreciasse propostas musicais como a do NT, o que, a julgar pela sua lista, não parece ser o seu caso).

Provavelmente, a sofisticação e a ousadia de "NT Ao Vivo" só encontram paralelo, na recente história da música cristã nacional, no álbum "Viver e Cantar" de Leonardo Gonçalves (que, aliás, integrou a sua lista de melhores de 2007); entre os grupos vocais, não há nada comparável; entre as mulheres, desde os primeiros álbuns da Samadello, não ouço um álbum espetacular, apenas trabalhos bons (como os de Rafaela Pinho) e muito bons (como o da Riane) - quem sabe em 2009 o prometido álbum de estréia da Laura Morena venha romper essa sina.

Enfim, você pediu opiniões (e, veja a ironia, justamente na comunidade do NT) e essa é a minha.

Fique com Deus e até mais.

Philipe Daniel disse...

Jayme... cara, INACREDITAVEL... eu estou neste exato momento aqui vendo o perfil Musical com o Novo Tom! E estou extremamente triste por tê-lo deixado de fora. Não sei se por esquecimento, ou sei la o que. Talvez pelo fraco apelo popular, que infelizmente nas horas de lembrança os mais populares acabam vindo primeiro. Mas eu to ate pensando em um Extra, pois eu realmente deixei de fora um Grandiosissimo Trabalho!

msmenac disse...

Concordo...

O CD DA DANY GRACE ESTÁ MUUITO BOM !!!!!!

CERTAMENTE UM DOS MELHORES DE 2008

Kelly Cristina disse...

Concordo com a descrição do cd da "Na hora certa". Realmente é um cd para se ouvir diversas vezes, ele reuni unção e talento de forma hamornica e abençoada... conduzido pela Dany Grace que, além da voz linda e autêntica, ministra a graça de Deus em todos os louvores.

Sem dúvida, merece estar nesta lista!!

Rodrigo disse...

Só uma correção o Dida não faz parte do Novo Tom, só a Riane, e realmente o CD dela está show de bola

Rodrigo disse...

Mais um comentário, o CD Enquanto eu viver do Nova Voz não é o segundo deles e sim o sétimo CD!

Tânia disse...

Gostei das escolhas. gostaria de perguntar se você já ouviu o Cd da Comunidade Fonte de Água Viva: Deixa-me Tocar - Se Tuas vestes eu tocar, sararei.Entrei em uma livraria evangélica , esse Cd estava tocando, gostei muito do estilo de adoração, comprei-o. Ninguém conhecia, mas arrisquei e quão grata surpresa! Lindo e de uma unção!!!Ouça-o e depois comente-o, por favor!Estamos precisando de adoradores verdadeiros, para que alcancem almas para Cristo; o mercado está cheio de vendores de CDs. Fique com Deus e a paz de Senhor!
Tânia Tavares

Philipe Daniel disse...

Conheço sim Tania o Cd do Ministerio Fonte de Aguas Vivas. É um excelente cd de Adoração realmente... mas tambem, produzido pelo Rogerio ne, nao poderia ser diferente!

Thales disse...

ta faltando
o cd do PG
eu sou livre

danilo disse...

JAYME...

PERFEITOS COMENTÁRIOS!!
Danilo

Wellington disse...

o jayme vc tem as 10 + de 2009 ja que de 2008 foi otimo poderia me passar